Contenido de la comunicación

PRÁTICAS ALTERNATIVAS EM SALA: O KAHOOT COMO SUPORTE NA APRENDIZAGEM DA ORTOGRÁFIA

QUAIS SÃO OS ANTECEDENTES?

No decurso da formação docente faz-se necessário ao indivíduo, que se prepara para ser instrumento da educação, que o mesmo seja imerso em experiências didáticas que irão moldar e construir suas futuras práticas docentes, à vista disso, as disciplinas de estágio, assim como outros projetos acadêmicos, proporcionam ao licenciado o embasamento fundamental para ser inserido na formação educacional. 

A prática de estágio supervisionado organiza-se de modo a permitir o docente a inicialmente adquirir uma visão geral do contexto observado, com o intuito de guiar as futuras práticas que serão exercidas pelos estagiários, nas atividades de regência que se dão após o referido período de observação. Tendo como base as experiências adquiridas durante as observações, percebeu-se a necessidade de trabalhar a competência ortográfica com a turma em questão, uma vez que era uma dificuldade do público, como também desenvolver meios para lidar com o desinteresse dos alunos no que diz respeito às metodologias convencionais aplicadas em sala, os quais não se engajaram totalmente nas atividades propostas, culminando no uso excessivo do celular, surgindo assim a necessidade de desenvolver ferramentas singulares frente às comumente usadas no dia a dia da disciplina de língua portuguesa. 

O QUE  VOCÊ FEZ?

Atendendo as necessidades da turma e obrigatoriedades como estagiários regentes,  durante o processo de lecionar aulas sobre regras ortográficas foi notória a dificuldade dos alunos sobre a temática, assim como as distrações devido ao uso excessivo do celular. Diante desse cenário, fez-se necessário elaborar métodos que fossem mais efetivos para fixação do conteúdo trabalhado, culminando assim na elaboração de uma aula utilizando-se de uma plataforma de aprendizagem mediante a jogos, a qual já era familiar aos alunos, despertando assim o interesse dos mesmo diante de uma tecnologia educacional.

O Kahoot, plataforma utilizada, possibilitou que fosse criado um quiz específico para a abordagem com perguntas referentes ao conteúdo trabalhado previamente. De tal forma, o conteúdo programado por intermédio da tecnologia foi um dos fundamentos necessários para a revisão e aprendizagem do assunto que seria posteriormente cobrado em um teste semestral. 

COM QUEM VOCÊ FEZ?

Tendo em vista que as práticas pedagógicas se deram durante a realização do Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa, as atividades foram desenvolvidas pelos próprios estagiários com intermédio da supervisora regente da turma, a qual ofereceu os subsídios necessários para melhor desenvolver as práticas. Com isso, a atividade direcionou-se aos alunos do 9º ano B do Colégio de Aplicação.

COMO FEZ?

Primeiramente, o conteúdo foi revisado por intermédio de uma apresentação no Power Point, a utilização de um recurso visual auxiliou na compreensão da turma acerca dos assuntos trabalhados. Foi essencial para aula que os alunos colaborassem com os estagiários, uma vez que os mesmos precisavam saber em quais áreas os discentes estavam com mais dificuldades.  Os conteúdos abordados nessa aula foram: Homônimos e parônimos, uso do hífen, do travessão e do ponto e vírgula leitura e interpretação de textos, assuntos esses referentes à 4º unidade. 

Finalizada a revisão e sanadas todas as dúvidas dos alunos, demos início a uma proposta de atividade que foi elaborada anteriormente com cuidado e diversos preparos.  Com o uso de um suporte tecnológico, a atividade de revisão final se deu por meio da plataforma Kahoot, espaço que possibilita a criação de quizes (questionários) interativos e dinâmicos. Os estagiários elaboraram na plataforma um questionário referente aos assuntos que pudessem integrar os alunos na atividade, bem como revisasse os tópicos com um caráter mais lúdico.  Com a sala dividida em quatro grupos, os alunos conectaram seus celulares ao game para que pudesse enviar para a plataforma a resposta correta das questões.  Ao final, o grupo que obteve a maior pontuação, foi recompensado com chocolates. Após a dinâmica ter sido finalizada, as questões utilizadas foram revisadas e corrigidas através da interação com os alunos.

ONDE VOCÊ FEZ?

A prática pedagógica relatada se deu durante a experiência de Estágio Supervisionado I de Língua Portuguesa, disciplina essa que serve como pré-requisito para o curso de licenciatura em Letras da Universidade Federal de Sergipe. As atividades de estágio ocorreram no Colégio de Aplicação da própria instituição, e, desenrolaram-se na 4ª unidade avaliativa do ano letivo de 2019.

O QUE EU CONSEGUI?

Compilar os resultados de uma prática pedagógica é uma valorosa etapa para que seja possível a análise dos pontos positivos e negativos e, além disso, verificar se foi eficaz para o objetivo primordial. Tal reflexão tornou viável reafirmar a importância de ressignificar as metodologias para a construção do conhecimento, bem como refletir acerca dos desafios interligados e vivenciados nas atividades docentes.

A aproximação entre o cotidiano do aluno com a proposta foi imprescindível, pois ressignificou o processo de revisão dos conteúdos abordados na turma, que se engajou ativamente no processo de aprendizagem. Desse modo, foi notório que a utilização de um método não convencional mediado pelo uso do celular, e consequentemente de um artefato tecnológico foi uma alternativa produtiva na problemática inicial.

QUE VANTAGENS VOCÊ ENCONTROU?

Para realização de tal abordagem, foi imprescindível o suporte técnico que o colégio dispôs para a atividade, fundamentando os resultados que foram obtidos ao final da prática. Ademais, a aprendizagem do conteúdo, que foi possível a verificação nos resultados do teste semestral, comprovou o quão eficaz foi à proposta para a turma bem como o entusiasmo dos alunos em integrar-se a abordagem que foi aceita facilmente pelos mesmos.

Caroline Lima dos Santos,Renato dos Santos Santana (2020) PRÁTICAS ALTERNATIVAS EM SALA: O KAHOOT COMO SUPORTE NA APRENDIZAGEM DA ORTOGRÁFIA. En: Segundo Encuentro En Línea CHAT: Ciudadanía y mediación digital. Resumen de congreso. Recuperado de: https://elchat2.edusol.info/elchat/envio-de-comunicacion/praticas-alternativas-em